segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Click!





Um dos destaques do Circuito Exposição da nossa Semana das Ciências, que aconteceu no último dia 4, foi a sala ambiente "Assim é se lhe parece", que ficou conhecida como "sala do selfie". No mesmo espaço de trabalhos feitos por alunos dos 8o e 9o anos do Ensino Fundamental 2, que contaram a história da fotografia, o público presente no evento pôde interagir e tirar fotos que eram automaticamente postadas no Instagram da EDEM. O resultado foi um sucesso: a sala ficou lotada o dia inteiro e muitos "clicks" foram feitos. A atividade foi realizada em parceria entre as professoras Cristina Simões, de Artes Visuais; e Luiza Peralta, de Informática.



A produção dos alunos também foi muito elogiada.

- A ideia do trabalho que fizemos com eles foi pesquisar a história da fotografia; entender a foto como descoberta científica. Fizemos algumas produções, chamadas de "caixas-pretas", uma brincadeira com as caixas usadas antigamente na época da revelação das fotos - conta Cristina Simões.

Além dos trabalhos das caixas, a professora também desenvolveu duas exposições de fotos com os alunos: os do 8o tiraram "selfies" e os do 9o fizeram "braggies". E o que é braggie?

- Braggie é uma espécie de "prima" do selfie. A braggie é uma foto que tem um tipo diferente de ângulo; é postada para causar inveja nos amigos nas redes sociais, como um foto tirada pela própria pessoa aparecendo em uma praia paradisíaca, por exemplo. A ideia desta sala ambiente foi mostrar a rapidez de uma foto hoje em dia. Enquanto antigamente era preciso esperar dias por uma foto revelada, hoje as nossas fotos são postadas em segundos. Trazer essa percepção das ciências para os dias atuais é fundamental - explica ela.

Enquanto alunos de 8os anos tiraram selfies para a mostra da sala-ambiente, os do 9o ano produziram braggies, mesmo que fosse em programas com fotos sobrepostas em cenários e situações com essa proposta.



Clarice Pessoa, de 13 anos, aluna do 8o ano, ajudou alguns amigos de turma a aplicar fotos em outras fotos, estava feliz com o resultado do seu trabalho de selfie:

- A minha geração não sabe esperar, pensa de uma maneira imediata. Foi legal entender que o processo da fotografia já foi muito diferente e mais demorado. Gostei demais de participar disso.

Para ver todas as fotos tiradas na sala-ambiente, clique aqui