sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Você sabe o que é etnoastronomia?




Etnoastronomia é a ciência que estuda, através dos hábitos de um povo, seus conhecimentos astronômicos. Durante a Semana das Ciências da EDEM, os alunos do Ensino Fundamental 1 foram brindados com a palestra de Daniel Renaud, com o tema ""Etnoastronomia: o céu segundo os povos indígenas brasileiros".

- Os povos indígenas associam constelações sazonais a estações do ano. Para eles, o verão é chamado de "homem velho", o outono de "veado", o inverno de "ema" e a primavera de "anta" - explica Renaud, que é aluno do curso de Ciências Ambientais da UNIRIO, monitor e estagiário na mesma instituição, além de professor e pesquisador nas áreas de Ciências, Cultura Popular e Educação Ambiental do Projeto Social CPF - Construindo e Preparando o Futuro.


Constelação da Anta


As constelações indígenas têm funções muito parecidas às das constelações que conhecemos: identificar as estações do ano e servir como pontos de orientação, além de marcar a passagem do tempo.
 

Foto: Cristina David


Na palestra, Daniel mostrou aos alunos que os índios associam as quatro estações da Lua a épocas de plantio e colheita de alimentos:

-Pela etnoastronomia, a Lua crescente é boa para plantar culturas que nascem acima do solo, como feijão, tomate, milho e abóbora. Já a Lua nova é ótima para folhas e ervas, enquanto a Lua Cheia é perfeita para a plantação de raízes, como batatas, mandioca e beterrabas.

Hoje, dia 4 de outubro, Daniel Renaud dará uma oficina sobre o estudo dos minerais (rochas e minerais). Venha!